sábado

Bioquímica da pelagra


A nicotinamida é um componente necessário para a formação das coenzimas NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfatol), que participam de várias reações enzimáticas importantes. Estas coenzimas, que consistem de nicotinamida adenina, D-ribose e ácido fosfórico são transportadoras de hidrogênio e, consequentemente, de suma importância na respiração celular. As coenzimas formadas a partir do ácido nicotínico atuam no metabolismo dos carboidratos, dos aminoácidos e dos lipídios além de terem atuação importante em diversas funções como a síntese de hormônios adrenocorticais a partir da acetil-coenzima A (CoA), na dehidrogenação do álcool etílico e na conversão de ácido láctico em ácido pirúvico. Devido à importância que têm também no ciclo do ácido cítrico, essas coenzimas são básicas para as reações produtoras de energia da fisiologia celular. A insuficiência na respiração celular provavelmente afeta primeiramente tecidos com alta demanda energética como o cérebro, ou com rápido turnover celular como a pele e a mucosa, o que justificaria serem estes os órgãos mais afetados na pelagra. Os efeitos fisiológicos da diminuição do ácido nicotínico nesta doença são, portanto, relacionados as suas funções como coenzima básica da respiração celular.
A pelagra começa com uma fotosensitização anormal, parecida com um eritema solar, e produzindo manchas simétricas na pele, que fica escura, escamosa e áspera ( dermatite ). Os sintomas mentais ( demência ), que surgiam apenas nos casos avançados, eram de difícil diagnóstico: nervosismo, confusão, depressão, apatia e delírio.
Em 1914, o médico americano Joseph Goldberger viajou para os estados do sul dos EUA observando empregados em hospitais, asilos e orfanatos, para ver como eles adquiriam a doença. Ele conseguiu demonstrar, em experimentos com prisioneiros e nele mesmo, que era uma doença de origem nutricional, e não uma infecção, como se acreditava antes, pois nào podia ser transmitida. Ovos e leite adicionados à dieta eram suficientes para prevenir a pelagra, embora tenham pouca vitamina B3. No entanto, têm o aminoacido triptofano, que é precursor da sua síntese no corpo. Em 1926 Goldberger descobriu o fator anti-pelagra em vários alimentos. Em 1937 a niacina, ou ácido nicotínico, foi identificada como sendo o fator anti-pelagra.
A Pelagra é uma doença de causa nutricional, que apresenta como sintomas quadro psicótico, depressivo e demências. É consequencia de deficiência específica de ácido nicotínico, uma das vitaminas do complexo B, o que evidencia a existência de uma lesão bioquímica.

Sem comentários:

Enviar um comentário