sábado

Pelagra na Angola (2001)

Controle de Emergências

No Kuito, província do Bié, registrou-se um novo surto de pelagra, desequilíbrio ou carência nutricional causado por falta de micro-nutrientes. Em 2000 um aumento vertiginoso de casos havia sido registrado entre os meses de maio e fins de outubro, atingindo o pico máximo em finais de agosto.
Com abertura de novas áreas de acesso os MSF/B reportaram o tratamento de 14 casos de pelagra na semana 25, e 15 casos na semana 26 em Camacupa.
Esta mesma ONG belga, abriu um centro nutricional terapêutico em Camacupa, para efetuar o tratamento nutricional das crianças malnutridas, oriundas principalmente do município do Cuemba, na província do Bié.
Com a abertura deste centro nutricional, a assistência das crianças malnutridas é feita localmente e a transferência para o Kuito será reservada aos casos mais graves.
A situação nutricional no Mussende, província do Kwanza-sul, tem sido igualmente reportada como grave, mas não foi possível fazer um estudo mais aprofundado da situação por dificuldades de acesso. Dados do MINSA colhidos em maio de 2001 indicavam que a taxa de malnutrição aguda global era de 16,1%. A população deslocada dessa área foi instalada em Cangandala, Província de Malange.

Sem comentários:

Enviar um comentário