quarta-feira

Projeto - História da Pelagra

A pelagra é uma doença que teve sua primeira aparição no ano de 1735, na cidade de Oviedos nas Astúrias, e foi detectada por um médico chamado Gaspar Casal. Ela foi considerada uma forma peculiar de lepra, e tinha como causas a pobreza e a ingestão de milhos deteriorados.
Após muitos estudiosos se empenharem nesse assunto, concluiu-se que a pelagra era causada pela deficiência de um nutriente que ficou conhecido como fator P-P (fator de prevenção da pelagra), mas mais tarde foi verificado que o ácido nicótico, encontrado em verduras, no fígado e na gema do ovo, podia regredir completamente a pelagra humana.
Na medida em que se investigou o fator P-P, constatou-se que além da niacina (nicotinamida ou ácido nicotínico), outras substâncias podem ser consideradas causadoras dessa doença, ao passo que pessoas, submetidas a uma dieta rica em proteína animal, também contraem essa doença.
Se um indivíduo não se alimentar corretamente pode ocasionar um déficit de nicotinamida e, conseqüentemente, a desregulação da formação das coenzimas NAD (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e NADP (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo Fosfato), que participam de várias importantes reações enzimáticas. Estas coenzimas são transportadoras de hidrogênio, ou seja, são de suma importância na oxigenação celular.
As coenzimas geradas do ácido nicotínico agem no metabolismo de vários alimentos, entre eles, os lipídeos e os carboidratos, além de atuarem em diversas funções do corpo humano, como na síntese de enzimas e de hormônios e na produção de energia para a fisiologia celular. Caso essas coenzimas não sejam produzidas, muitos órgãos que necessitam de alta demanda energética, como o cérebro, serão afetados.
Essa doença é crônica e é caracterizada pela tríade dos “D”: dermatite, diarréia e demência; e dependendo do grau da doença, acrescenta-se mais um “D”: dealth (morte). E a partir daí poderemos direcionar o nosso estudo a respeito dessa doença. Abordando ainda causas mais precisas, precauções. É importante observar também como o corpo reage à doença, bioquimicamente, como se mostra o metabolismo do organismo de um indivíduo afetado.

1 comentário:

  1. Este é o nosso projeto sobre a Hitória da Pelagra, aprovado na disciplina!
    Gostaríamos de agradecer ao professor MH e aos tutores a aprovação do mesmo!!!

    ResponderEliminar